segunda-feira, 21 de março de 2011

Cidade das Fontes: XV - Fonte da Rua Frei José Vilaça (Ferreiros)

Fonte da Rua Frei José Vilaça
(outras fotos)
Ano da Construção: Desconhecido
Freguesia: Ferreiros
Água: abundante, corrente e de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1-mín. a 5-máx.): 3
Data da Visita: 21 de Março de 2011

A recolha e investigação que estamos a fazer e que constitui este tema "Braga, Cidade das Fontes" abordado no presente blogue, resulta da nossa valorização por este tipo de património, para o qual estamos muito sensibilizados, conscientes da sua fulcral importância, quer em termos de contribuição para a nossa identidade enquanto Bracarenses, Minhotos e Portugueses, quer em termos de simbolismo, quer ainda reconhecendo-lhe potencial utilitário. Não obstante este interesse pessoal estar longe de ser novo para nós, a verdade é que este projecto que estamos a levar a cabo torna-nos mais atentos, permitindo, de vez em quando, que nos deparemos com surpresas, encontrando fontes em sítios onde nunca reparamos nelas, como é o caso da fonte de hoje: a solitária mas muito viva Fonte da Rua Frei José Vilaça, em Ferreiros (sítio da Junta de Freguesia).

História
Não encontrámos qualquer referência a esta fonte. Ainda assim, algumas conclusões podem ser tiradas e algumas questões podem ser levantadas.
Esta fonte foi o resultado duma obra pública, conforme se pode entender das letras "OP" (sigla de "Obras Públicas"), constantes do centro da parte superior da fonte, tal como esta foto mostra.
Não arriscamos um palpite concreto para a data da sua construção, mas talvez tenha ocorrido a partir da década de 60 do século XIX, dado que, outras fontes cuja construção depois dessa altura, apresentam a mesma sigla.
Na data em que, provavelmente, a fonte foi construída, o local onde se encontra era esparsamente povoado e assim continuaria a ser, até à década de 60 do século XX, quando foi criado o loteamento "Cidade Satélite" e também com a urbanização da Quinta dos Apóstolos, que se situa em frente à fonte. Ora, como tal, a fonte terá sido construído para servir, sobretudo, os viajantes que pretendiam chegar a Braga, vindos quer da zona Oeste do concelho, quer de Barcelos, quer do litoral.
A acreditar na hipótese por nós defendida na frase anterior, arriscamos uma estimativa mais concreta para o ano da construção da Fonte da Rua Frei José Vilaça: terá ocorrido entre a década de 60 e de 70 do século XIX (entre 1860 e 1879), pois, nesse período, outras fontes foram construídas nos acessos à cidade, tais como, entre outras, a Fonte da Ponte do Bico (esta com a mesma sigla "OP"), a Fonte de Tenões, a Fonte da Via da Falperra (em 1958) e mesmo a Fonte de São Vítor.

Construção
A Fonte da Rua Frei José Vilaça é um pequeno fontanário que tem um espaldar à mesma escala. A sua localização torna-a quase imperceptível, pois encontra-se num diminuto passeio que ladeia a Rua Frei José Vilaça, que é composta por uma estrada de muito tráfego automóvel e por um estreito e mal cuidado passeio com reduzidíssimo tráfego pedonal. Além disso, actualmente, parte da estrutura da fonte está abaixo do nível do passeio (provavelmente, em resultado da elevação do passeio, que terá acompanhado, ao longo de décadas, sucessivas elevações da estrada, em consequência de sucessivas obras de manutenção da mesma), pelo que, parte da fonte - o pequeno tanque - só é visível de perto. A forma do tanque é aproximada da forma cúbica, de arestas de cerca de 1m.
A bica por onde brota a água, provavelmente, terá sido de metal; porém, hoje, é apenas uma incaracterística, partida e descuidada ponta dum tubo de plástico.

Água
Esta fonte expele água de forma abundante e sonora. Constitui, realmente, um refrescante e pitoresco apontamento para o transeunte. A água tem aparência boa, mas o seu verdadeiro estado é uma incógnita e não será de confiar.


Hoje em dia
Actualmente, a solitária mas muito viva Fonte da Rua Frei José Vilaça, caracterizando-se intensamente pela discrição, é, categoricamente, a protagonista da bela cena representada por ela mesma e pelo minúsculo jardinzinho que se lhe segue. De muitos recantos destes a freguesia de Ferreiros necessita, pelo que alertamos para que se lhe dê mais alguma atenção, pelo menos no sentido de lhe garantir alguma limpeza e, acima de tudo, a fim de garantir que esta fonte fará parte do quotidiano Bracarense por muitas mais décadas. Para tal, o primeiro passo é que os cidadãos a conheçam. É nosso objectivo contribuir para isso.


Bibliografia
  • "Santa Maria de Ferreiros", de Luís Costa.

Sem comentários:

Enviar um comentário