segunda-feira, 14 de março de 2011

Cidade das Fontes: XIV - Fonte da Rua de Entre Bouças (Tenões)

Fonte da Rua de Entre Bouças (Tenões)
(outras fotos)
Ano da Construção: Desconhecido (Década de 70 do século XIX?)
Freguesia: Tenões
Água: abundante, corrente e de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1-mín. a 5-máx.): 4
Data da Visita: 13 de Março de 2011

Ao conjunto montanhoso que, desde o Cávado, a Norte do concelho de Braga, vai aumentando de altitude, por Santa Lucrécia de Algeriz, iniciando a Serra do Carvalho, e que, em Este São Mamede, na nascente do Rio Este, se encontra com a Serra dos Picos, segue, a Oeste e Sul, o Monte do Sameiro, cuja encosta Oeste, na área compreendida nos limites de Tenões, Nogueiró (sítio da Junta de Freguesia) e Lamaçães (sítio da Junta de Freguesia), é conhecido como a encosta do Bom Jesus. Ora, este início do Anfiteatro Bracarense (definição a ser estudada e publicada futuramente neste blogue), que é, na verdade, o início da Serra da Cabreira e do sistema montanhoso Peneda-Gerês, é especialmente rico em termos hidrográficos e susceptível de suportar uma impressionante biodiversidade (não tanto hoje em dia, dominado pelas pragas australianas eucalipto e acácia, mas com um potencial imenso), ao ponto de, potencialmente, nada ficar a dever à geresiana Mata da Albergaria.
Como tal, este sistema montanhoso e, em particular, a encosta do Monte do Sameiro e da Serra da Falperra, logicamente contribuem decisivamente para a abundância de água que caracteriza também a parte significativa do concelho Bracarense que se lhe segue em vale, e entende-se bem o nome da freguesia de Lamaçães, situada, em grande parte, no vale  no sopé da "encosta do Bom Jesus".
Obviamente que tal "explosão hidrológica" se reflecte na existência de inúmeros regos naturais, regatos, minas e fontes nessa encosta, onde se encontra a freguesia de Tenões, na qual se localiza uma discreta e singela mas bem-amada fonte, a Fonte da Rua de Entre Bouças.
A Fonte da Rua de Entre Bouças, apesar de recatada, oferece-nos algum mistério, que esperamos ir conseguindo desvendar.

História
Inscrições que nos parecem que
estão na Fonte da Rua de Entre Bouças
Não encontrámos qualquer referência a esta fonte. Não obstante, analisando atentamente a construção, tentámos compreender as inscrições na rocha que, disposta horizontalmente, encima o conjunto. Estando as inscrições já bastante degradadas, lançamos aqui o debate acerca do que estará inscrito nesta fonte. Observando esta fotografia, e de acordo também com o que conseguimos reconhecer no local, pareceu-nos identificar os caracteres que desenhámos na referida fotografia.
Linha de cima:  "F J      P B/8/ƨ"
Linha de baixo: "27M   187" 
Analisando a linha de cima, onde, frequentemente, é apresentado quem fez a obra, não conseguimos descortinar quem terá sido...
Analisando a linha de baixo, caso a mesma represente a data em que a fonte foi inaugurada, parece indicar 27 de M(arço/aio) de 187..., ou seja, dia 27 de Março ou de Maio dum determinado ano da década de 70 do século XIX. Mas estranhamos que assim seja, pois estas construções apenas costumam indicar o ano, não o mês e ainda menos o dia.
Gostaríamos de receber mais possíveis interpretações, em Comentários.
Mas também pode ser possível que a rocha que contém tais inscrições seja mais antiga que a fonte, tendo talvez feito parte de outra construção mais antiga, tendo sido colocada na fonte aquando da sua inauguração ou mais tarde ou, até, há muito pouco tempo, quando esta fonte foi alvo de alguma reconstrução, concomitantemente com as obras realizadas na rua adjacente.

Construção
A Fonte da Rua de Entre Bouças é um fontanário que consiste num murete, encaixado no muro que ladeia a rua, do qual sai uma bica por onde brota, abundante, a água, que cai numa base convexa, com um buraco para escoamento. 
Recentemente, sofreu um arranjo, tal como a rua.

Água
Brota desta fonte água de forma abundante, pelo menos no Inverno. Tanto quanto nos lembramos, também no Verão esta fonte brota água. Quanto à qualidade da água nada podemos afirmar. Apenas podemos referir que a água tem aparência excelente, mas que poderá, dependendo de sua origem e dos sítios por onde passará até chegar à fonte, talvez conter um nível excessivo de nitratos, dada a proximidade de algumas bouças, mas, repetimos, é apenas uma suposição.

Hoje em dia
Actualmente, a singela Fonte da Rua de Entre Bouças, apesar de discreta, representa um importante papel na vivência da freguesia de Tenões e não só, dado que representa um pormenor de carácter extremamente pitoresco e reveste-se de marca identitária Minhota por tal facto. Localiza-se ao longo de um dos poucos percursos pedestres que, até à data, existem no concelho de Braga - o "Trilho dos Dois Montes", sendo excelente para o caminheiro que por aí passa num dia de algum calor, nem que seja só para refrescar a pele. Esta fonte é dos raros exemplos em que se verificou que uma fonte foi recuperada, sobretudo ao nível da sua função primordial: abastecer as pessoas de água. Os nossos parabéns à Junta de Freguesia de Tenões, à Câmara Municipal de Braga e/ou a qualquer outra entidade e/ou pessoa que contribuiu para que a Fonte da Rua de Entre Bouças continue a marcar o quotidiano de Tenões, de Braga e do Minho.


Bibliografia
  • Nada a assinalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário