segunda-feira, 7 de março de 2011

Cidade das Fontes XIII: Fonte dos Prazeres (Tenões)

Outras fotos
Ano de Construção: Desconhecido foi requalificada em 2007
Freguesia: Tenões
Água: Abundante, corrente e de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1-mín. a 5-máx.): 4
Data da Visita: 7 de Março de 2011

A Fonte dos Prazeres, situa-se no sopé da encosta norte do Bom Jesus, foi arranjada 2007 mas a sua existência é muito anterior a essa data. O seu nome está relacionado com uma pequenina capela nas suas imediações, erguida em devoção à Senhora dos Prazeres. Depois do arranjo, e até há cerca de dois anos, esta fonte encontrava-se seca, sendo que desde então a fonte passou a fornecer água em quantidade abundante, tanto de verão como de inverno. Da água jorrada por esta fonte, pena é que não seja possível ter o prazer de a beber em segurança, já que mais uma vez, não há no local qualquer informação sobre a sua potabilidade.


História
É possível que o culto à Senhora dos Prazeres, na pequena capela sobranceira à fonte, esteja relacionado com a existência de uma fonte no local.
A Senhora dos Prazeres, tem devoção em Portugal desde o século XVI. Segundo reza a fé católica, uma imagem da Virgem, teria aparecido sobre uma fonte em Alcântara (Lisboa), na quinta dos Condes da Ilha, fonte essa que passou desde então a ser chamada de “santa” e as suas águas passaram então a ser capazes de curar diferentes males. A história não acaba por aqui, a imagem da Virgem foi então recolhida e levada para casa dos Condes, de onde algum tempo depois a imagem  desapareceu, tendo aparecido em cima de um poço. Nossa Senhora, manifestou-se então à criança que encontrou a imagem, pedindo-lhe, que naquele local fosse construída uma capela onde fosse venerada, com o nome de Senhora dos Prazeres.
O culto à Senhora dos Prazeres, está então, manifestamente relacionado com uma fonte, sendo que é portanto, bastante provável, que em Tenões, a existência no local de uma fonte de água, tenha levado à construção de uma capela em devoção à Virgem, ficando a fonte com o nome de Fonte dos Prazeres e a capela em devoção à Senhora dos Prazeres. Não seria de estranhar que a associação desta fonte à Senhora dos Prazeres, resulte de propriedades “milagrosas” atribuídas a esta água, não encontramos no entanto, referências a tal.    

Construção
Sem particular interesse arquitectónico, a fonte é agora uma construção em granito e cimento revestido a granito. Para chegar até à água, devem descer-se alguns degraus, no fim dos quais se encontra uma porta de metal e por baixo desta um tubo plástico faz jorrar a água num pequeno tanque quadrangular, de cerca de quarenta centímetros de lado. Fazem parte do arranjo da fonte, ainda, uns pequenos canteiros, e um muro revestido a granito no qual está escrito com letras metálicas “Fonte dos Prazeres   Tenões 2007” .

Água
A água jorra por esta fonte em quantidade abundante, é límpida e de bom sabor, pena é, que se gastem centenas de euros para requalificar a fonte, e não se dê importância à realização de análises regulares que informem a população sobre a potabilidade da água. 

Hoje em dia
A fonte, dada a sua requalificação recente, encontra-se em bom estado de conservação, no entanto é votada a algum abandono. Os pequenos canteiros nela existentes apresentam alguma degradação, assim como a junto à bica de água e ao pequeno tanque, é necessária limpeza já que o chão se encontra verde, tantas são as pequenas algas que lá cresceram. Pena maior é no entanto a não existência de análises à água desta fonte, que ainda para mais, situando-se nas imediações de um parque de manutenção, poderia servir para que os seus utilizadores nela se refrescassem, já que à imagem de outros existentes na cidade, este parque de manutenção não tem qualquer bebedouro.
A Junta de Freguesia de Tenões, está de parabéns pela requalificação da fonte, mas tal como outras instituições na nossa cidade, deve perceber, que fazer obra, não é fazer e deixar feito.  É também necessário manter, cuidar e acompanhar, para que o investimento feito na obra tenha algum proveito.

Sem comentários:

Enviar um comentário