![]() |
Numa entrevista ao jornal O Jogo, no passado sábado, o Presidente do SC Braga, António Salvador, referiu-se ao símbolo do SC Braga, como "o emblema da Senhora do Leite." A ideia de que a figura feminina presente no símbolo do SC Braga é a Senhora do Leite, é uma ideia bastante comum, frequentemente repetida, mas errada.

![]() |
Evolução do Símbolo do SC Braga. Imagem retirada de superbraga.com |
É então claro, que a figura feminina presente tanto no brasão de Braga como no símbolo do SC Braga, não é a Senhora do Leite, mas sim, Santa Maria de Braga. A Santa Maria de Braga e a Nossa Senhora do Leite, são representações totalmente distintas de Nossa Senhora: se por um lado Santa Maria de Braga apenas segura o Menino Jesus no seu braço esquerdo, na imagem de Nossa Senhora do Leite, o Menino é amamentado, além disso, ao contrário da Nossa Senhora do Leite, a Santa Maria de Braga segura na sua mão direita, um lírio como símbolo de pureza e virgindade. Em relação ao lírio, é curioso que numa das recentes modificações do símbolo do SC Braga, Santa Maria de Braga foi redesenhada, e, eventualmente por lapso do desenhador, o lírio foi substituído na mão direita da Santa Maria de Braga, por uma varinha de condão (!!!), ao jeito de uma qualquer fada.
![]() |
Imagem da Srª do Leite |
Imagens das duas representações da virgem, podem ser vistas na Sé de Braga, uma delas, a da Senhora do Leite, encontra-se numa parede lateral da Sé, na Rua da Senhora do Leite, por outro lado a imagem de Santa Maria de Braga está no interior da Sé, na sua cabeceira. É de também notar, que a Sé de Braga tem também o nome de Catedral de Santa Maria de Braga.
Espero que este texto, contribua para um maior conhecimento por parte dos adeptos do SC Braga (entre os quais me incluo) e também do seu presidente, sobre o símbolo que sentem, afastando-se a ideia, de que o emblema do SC Braga é o emblema da Senhora do Leite, quando na realidade não o é, e quem lá está representada é Santa Maria de Braga.
Parabéns!!!Sempre a enriquecer-nos culturalmente!!Abarço!Berto
ResponderEliminarÉ engraçado. A própria Virgem é uma alusão à figura matriarcal Binah, a grande mãe que segura o Cristo ao centro, tifereth. As duas torres são as colunas -severidade e misericórdia - a imagem faz-me lembrar a capa da revista Orpheu. Os três escudos estão no topo. O que cria uma alusão à trindade superior de atziluth. As torres em cima são uma analogia à coroa. Sou de Braga e nunca tinha pensado no símbolo da minha cidade... Que vergonha... Bom artigo.
ResponderEliminar