segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cidade das Fontes: XII - Hipotética Fonte da Rua Conselheiro Januário (São Vicente)

Hipotética Fonte da Rua Conselheiro Januário
(outras fotografias)
Ano da Construção: Desconhecido
Freguesia: São Vicente
Água: N/A (está seca)
Estado de Conservação (de 1-mín. a 5-máx.): N/A
Data da Visita: 27 de Fevereiro de 2011

Na Rua Conselheiro Januário, na freguesia de São Vicente, abaixo do extremo do Liceu Sá de Miranda e exactamente em frente à Doçaria de São Vicente, surge uma construção discreta, inesperada e, decerto, praticamente desconhecida da esmagadora maioria das pessoas: a construção que nos parece ser de uma fonte, que denominámos com o nome da rua em que se situa.
Terá sido, esta construção, em tempos idos, um fontanário? Será que sim ou será que não? Não temos uma posição definida, mas consideramos pertinente lançar a reflexão acerca desta graciosa surpresa com que nos deparámos ao longo do pitoresco conjunto de muro e grades, cuja inauguração ocorreu em 1907, que, desde a Rotunda de Infias até quase ao pátio traseiro da Igreja de São Vicente, separam a mais baixa Rua Conselheiro Januário da mais altaneira Rua Dr. Domingos Soares (por onde passavam os eléctricos, na linha que ligava o Elevador do Bom Jesus à Estação do Caminho-de-ferro), unindo-as por escadas.

História
Não encontrámos qualquer referência a esta hipotética fonte. A ter sido uma fonte, poderá ter sido transportada para este local para embelezar, com a harmonia que é visível, o conjunto de escadas que unem as ruas gémeas. Se assim terá sido, de onde terá vindo? Provavelmente das imediatas redondezas, dado que, a apenas algumas dezenas de metros, situa-se (situava-se?) a Caixa de Água do adro da Igreja de São Vicente, que, julgamos, recebia água das Sete Fontes, e... A localização actual da hipotética Fonte da Rua Conselheiro Januário é, decerto, bastante próxima dos canais que transportavam a água das Sete Fontes para o Centro da Cidade, via Caixa de Água de São Vicente.

Construção
A ter sido uma fonte, a Fonte da Rua Conselheiro Januário seria um chafariz de espaldar, em granito, que, possivelmente, teria tido um tanque frontal ou uma calha para guiar a água. 
De desenho simples, a água seria expelida por uma bica que estaria incrustada ou na actual pedra saliente redonda, ou noutra idêntica que teria sido por essa substituída.
A ter sido uma fonte, o actual estado de conservação é, decerto desde a construção dos acima referidos muro e gradeamento, mau, dado que não cumpre a sua função. A não ter sido uma fonte, o seu estado de conservação é relativamente bom, carecendo apenas de limpeza.

Água
A água que sairia da Fonte da Rua Conselheiro Januário seria, provavelmente, proveniente das Sete Fontes, dado o que foi escrito acima, em "História".

Hoje em dia
Toda a análise à Fonte da Rua Conselheiro Januário depende do facto da mesma ter efectivamente sido, ou não, uma fonte. E tivemos, fundamentalmente, dois objectivos essenciais em trazê-la à baila: lançar a discussão em torno dessa questão e, independentemente da resposta que será, ou não, dada, é nossa intenção também contribuir para um olhar mais atento dos Bracarenses ao encantador e pitoresco conjunto de muro e gradeamento que separa e une as gémeas Rua Dr. Domingos Soares e Rua Conselheiro Januário.
Actualmente, todos podemos usufruir do encanto que tal construção (a hipotética fonte mas também todo o conjunto de muro e gradeamento que, futuramente, será alvo de análise individual neste blogue) proporciona e reparar que o cuidado de que foi alvo no sentido de causar um simples mas belo impacto poderá servir de exemplo para novas construções na cidade.


1 comentário:

  1. Durante 21 anos, esta imagem foi a vista da janela do meu quarto. Quase todos os dias subia e descia essas escadas, mas hoje não consigo visualizar a possível fonte... Vou perguntar na família o que sabem...

    ResponderEliminar