segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cidade das Fontes: IV - Fonte de São Vítor - ACTUALIZAÇÃO (1ª)

     O Senhor Luís Costa, há três dias atrás, disponibilizou no seu blogue seis publicações que intitula como "BRAGA - Roteiro Histórico e Monumental- Extra Muros". Aconselhamos vivamente a sua leitura.
     Analisando as referidas publicações, deparámo-nos com novas informações acerca da Fonte de São Vítor, pelo que consideramos ser totalmente pertinente partilhá-las, de modo a completar a informação que, acerca da mesma fonte, já tínhamos publicado.

Largo do Loureiro
     Ora, Luís Costa, na 5ª publicação do supracitado roteiro, referindo-se à Fonte de São Vítor, começa por declarar que se localiza no Largo do Loureiro "Neste antigo largo encontra-se desde 1868, uma fonte, hoje seca". Achámos interessante termos descoberto que, em tempos, o alargamento do espaço na união entre a Rua de São Vítor e a Rua D.Pedro V, tenha sido considerado como um Largo, denominado de Loureiro. Esta informação convida ao descerramento duma placa, no pequeno espaço verde do local, referindo o nome do Largo, e à plantação de um exemplar da correspondente espécie vegetal.

Água do Passal de São Vítor e das Sete Fontes (via Caixa de Água de São Vicente)
     Continuando a análise, Luís Costa desvenda a origem da água que brotava da fonte e que, na nossa publicação original acerca da mesma, não soubemos dar resposta: "era abastecida por água que vinha do Passal de São Vítor e também da Caixa de Água, que então estava instalada em frente da igreja de São Vicente e era fornecida por uma conduta que, pelo Montinho de Arcos, vinha das Sete Fontes."



Bibliografia

Sem comentários:

Enviar um comentário