domingo, 6 de fevereiro de 2011

O que é Braga?

No livro, "No Minho", escrito em 1874, em que D.António da Costa relata a sua viagem ao Minho, o autor termina assim o capítulo dedicado à sua visita a Braga:

" Mas então o que é Braga?
   É a antiga cidade, à qual tiremos o chapéu com respeito, ou a cidade moderna, em cujo o seio nos lancemos a sorrir?
   Não é nenhuma delas de per si, e ambas juntas.
   Vês aquela senhora leitor? anciã, não de senilidade desgraciosa e repelente, mas atraindo pela consideração e simpatia? Grave de sua presença senhoril toda ela da fidalguia mais distinta? franqueando a todos o palácio? estendendo a todos a mão?
   Vês? Mas vê também como ela vem remoçada, não velha dengosa, querendo casar, de cabelos pintados, de sobrolhos postiços, de carmim a desfazer-se-lhe, porém, com os seus cabelos alvos formosamente penteados, trajo da mais fina elegância, sorriso delgado e leal, olhar franco e doce, falas cativando pela vontade; anciã, para a qual simpaticamente corremos; rapariga, diante da qual respeitosamente nos curvamos. Vês aquela senhora?
   É Braga"

1 comentário:

  1. Bracara Augusta que significa Grande Cidade dos Brácaros, assim designada pelos romanos que a baptizaram. Mas os Brácaros também foram assim baptizados (pelos romanos) pelo facto de usarem una panos à volta da cintura e das pernas, que fazia lembrar umas cuecas romanas. Bracara, em latim, significa "cuecas". Augusta é um adjectivo que significa "importante".
    Bracara Augusta: "A Importante Cueca"

    ResponderEliminar