segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cidade das Fontes XI: Fonte de Barros

Fonte de Barros
Ano de Construção: 1932
Freguesia: Gualtar
Água: Água corrente de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1 a 5): 4
Data da Visita: 12 de Setembro de 2010

Construída no lugar de Barros na Freguesia de Gualtar, em 1932 e enquadrada num pequeno largo no cruzamento entre a Rua da Fonte, a Rua do Fontelo e a Rua de Velha de Barros, esta pequena fonte constitui um agradável recanto, de onde brota água em quantidade abundante, que pena é, que não tenha qualquer informação sobre a qualidade da água. Bonito seria, que a exemplo do que faz a Junta de Freguesia de Fraião ou a de S. Victor, caso a água seja potável, que análises regulares fossem feitas a água e afixadas junto à fonte, para que a população possa usufruir dela de forma segura.


História
Desta fonte construída em 1932 pela Junta de Paroquial de Gualtar, como consta nas inscrições nela gravadas, não foi possível recolher relevante informação histórica, nomeadamente se a construção datada de 1932 veio substituir uma fonte mais antiga, ou foi construída de raiz. Dada a toponímia de duas ruas nas suas imediações (Fontêlo e Fonte), arriscaríamos dizer que antes de 1932 já existiria uma fonte neste local, no entanto faltam-nos mais elementos para validar esta afirmação.

Construção
Esta fonte, em si, é constituída por duas pedras graníticas dispostas na vertical, sendo que é a partir delas que a água flui, saindo por um pequeno tubo plástico(?!), caindo num pequeno tanque com menos de um metro quadrado. Na laje, como referido encontra-se a data da sua construção 1932, assim como o autor da obra a Junta de Paroquial de Gualtar.
A aparentar construção recente, foi feito um arranjo em granito para enquadrar e proteger as pedras centrais da fonte, que resulta num efeito agradável à vista.

Água
A água, da qual desconhecemos a origem e que é corrente e abundante, não apresenta cheiro, é límpida e tem bom sabor. Já observamos por uma vez, cidadãos a usa-la para encher garrafões e se abastecerem de água, no entanto, no local não há, infelizmente, qualquer informação sobre a potabilidade da água.

Dias de hoje
A chamada Fonte de Barros, e o pequeno largo onde se encontra, constituem um bonito recanto da Freguesia de Gualtar. Todo o local está bem conservado, embora o pequeno tanque da fonte, tenha por vezes algum lixo e o tubo de plástico de onde jorra a água não se enquadra minimamente na construção devendo ser substituído por um metálico. No entanto a não existência de informação sobre a potabilidade da água, impede que a Fonte de Barros seja fruída como um local, onde a população possa desfrutar de uma água fresca de qualidade confiável. Lançamos aqui um desafio à Junta de Freguesia de Gualtar, para que no local da fonte seja colocada informação sobre a potabilidade da água e eventualmente análises regulares da mesma, a exemplo do que faz a Junta de Freguesia de Fraião na Fonte das Águas Férreas ou a Junta de Freguesia de S.Victor nas Sete Fontes.





Bibliografia
  • Nada a assinalar

Sem comentários:

Enviar um comentário