domingo, 5 de dezembro de 2010

O Sino da Sé

Este blogue, agora inaugurado, surge da convergência da vontade de duas pessoas, José Manuel Gusman Barbosa e Nuno Filipe Alpoim, que têm em comum a paixão por Braga, pelo Minho e por Portugal.

No âmbito deste projecto, move-nos o gosto pela história, gentes e cultura da nossa região e o anseio de intervirmos a fim de contribuirmos para um melhor conhecimento geral do meio onde nos inserimos e para um futuro melhor do mesmo.

Nesse sentido, é nosso propósito que o "Sino da Sé" se demonstre um agente activo na intervenção a esse nível, que se revelará através da publicação de:
- "cadernos" temáticos, com o intuito de divulgarem gentes e os seus hábitos, e o imenso património histórico, cultural e arquitectónico da nossa terra; 
- informação avulsa com o mesmo intuito;
- iniciativas promotoras dos objectivos que guiam este projecto;
- opiniões pessoais, a fim de serem partilhadas e debatidas, acerca de assuntos que consideremos pertinentes no âmbito dos objectivos que enunciámos para este blogue.  
Como tal, este blogue terá, simultaneamente, espaços de divulgação, espaços de opinião e espaços de debate. 

De referir que, relativamente aos espaços de opinião, os mesmos revelarão apenas a opinião do(s) seu(s) autor(es), sendo este(s) e apenas este(s) o(s) responsável(eis) pela mesma. Deste modo, entre os membros do blogue, tanto poderão existir opiniões convergentes como divergentes.

O "Sino da Sé" nunca será um espaço da crítica não fundamentada, da publicação de autor anónimo, da difamação ou de qualquer outro modo de ferir a honra de terceiros de forma abusiva e infundamentada. Haverá lugar à crítica e ao elogio, nos termos que caracterizam cidadãos honestos, bem intencionados e respeitadores, sem deixarem de se revelar aguerridos na promoção dos valores e realidades que defendem.

Independentemente das convicções políticas, ou de outra ordem, dos membros do “Sino da Sé”, o blogue deverá sempre manter um carácter apartidário, no sentido em que se isentará de funcionar como "braço" de qualquer partido ou de qualquer outro tipo de organização. Todavia, naturalmente que, dado o facto do "Sino da Sé" vir a comportar espaços de opinião, os mesmos não deixarão, decerto, de revelar tendências políticas pessoais, até porque este blogue pretende primar pela comunicação honesta, não camuflada.

É, portanto, dever dos membros deste blogue participar no mesmo tendo em conta os princípios enunciados, tal como deverá ser dever também de todos quantos debaterem no âmbito deste projecto, que pretende ser um ponto de partilha, de debate argumentativo, de reconhecimento e tolerância de diferenças de opinião e de união em termos da promoção de valores de honestidade e amizade e da paixão por Braga, pelo Minho, por Portugal e pelas suas gentes, cultura, condições de vida e relacionamento com o território.

Os autores
José Gusman Barbosa
Nuno Filipe Alpoim

1 comentário:

  1. Caros Zé e Nuno:
    `e sempre preciso quem olhe e bem pela nossa cidade.
    Este blog é uma prova disto. vejo muita paixão por aqui e uma tentativa grande de rigor.
    Vou passar a ser assíduo.
    Um abraço amigo

    Ricardo Amorim

    ResponderEliminar