domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia de São Geraldo


Fotografia de Paulo Nogueira (http://psombra.blogspot.com)
O dia escolhido para a “inauguração” do “Sino da Sé”, 5 de Dezembro, é Dia de São Geraldo, santo padroeiro da cidade de Braga. 


Quem foi São Geraldo
Geraldo de Moissac, nasceu de uma família nobre da Diocese de Cahors, em França. Foi trazido de Moissac para Toledo pelo bispo Bernardo,  de onde veio para Braga, tendo sido Arcebispo de 26 de Janeiro de 1099 até ao dia, em 5 de Dezembro de 1108, quando morreu, em Bornes (Vila Pouca de Aguiar), onde teria ido consagrar uma igreja. 


São Geraldo, teve um importante papel na reorganização da diocese de Braga depois da reconquista (nos anos que antecederam a fundação de Portugal). Em 1100 viajou para Roma com o objectivo de obter do Papa Pascoal II a restauração da Metrópole Bracarense; em 1103 voltou a Roma para obter a confirmação da jurisdição sobre todas as dioceses da Galiza - Astorga, Mondoñedo (para onde fugiu o Bispado de Dume aquando das invasões bárbaras), Ourense e Tui - e ainda, em Portugal, sobre o Porto, Coimbra, Lamego e Viseu.
Estas duas viagens a Roma, e a definição de Braga como a autoridade metropolitana de um vasto território foram sementes da fundação da nacionalidade, o que ilustra bem o papel de Braga na fundação da mesma, papel esse, tantas vezes esquecido e porventura mal estudado. 


Lenda de São Geraldo
Conta a lenda que, no dia da sua morte, a 5 de Dezembro de 1108, “encontrava-se São Geraldo muito doente, às portas da morte, em Bornes, na terra fria, nos princípios de Dezembro, cercado o tugúrio onde se refugiara com os seus familiares, fugindo à neve que abundantemente por aquelas terras caía. Nos ardores de febre que o consumia, pede a um dos seus familiares que lhe traga algumas peças de fruta, para aplacar a sede e dar um pouco de alento ao seu debilitado corpo. Responde-lhe o seu criado que, naquele lugar e com aquele tempo invernoso, as árvores estavam despidas de folhagens e frutos. Poder-se-ia talvez encontrar ainda espalhadas pelo chão algumas castanhas e nada mais. A esta observação responde São Geraldo: "vai e procura!". Então, por uma frincha da porta por onde entrava o regelante frio, o servo viu que as árvores, lá fora, ao redor do terreiro, estavam floridas e recheadas de belos frutos”. Além deste, existem outros relatos de milagres atribuídos a São Geraldo.
Após a sua morte, São Geraldo foi sepultado numa capela, dentro do recinto da Sé de Braga, e por si mandada construir em honra de São Nicolau. Esta capela, após a canonização de Geraldo de Moissac, foi dedicada a São Geraldo pelo Arcebispo D. Fernando da Guerra (1418-1467).  

Desde a sua construção e até aos dias de hoje, esta capela sofreu grandes remodelações. A sua porta principal abre-se num arco em ogiva, por cima da qual se encontra uma janela igualmente ogival. No seu interior é possível admirar mais um dos belos retábulos feitos em arte barroca da cidade de Braga, no centro do qual se encontra sepultado São Geraldo; nas paredes, estão azulejos da autoria do pintor António de Oliveira Bernardes (1662-1731) , representando cenas da vida deste santo.


Celebração anual do Dia de São Geraldo
Todos os anos, no dia 5 de Dezembro, dia de São Geraldo, e em honra do mesmo, esta capela é decorada com uma grande quantidade de fruta, evocando o acima descrito “milagre das frutas”.

José Gusman Barbosa

Fontes:
José Marques, "Os Santos dos Caminhos Portugueses"
Braga Agora 
http://www.ortopediainternacional.com/padroeiro.htm
Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário