segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cidade das Fontes: II - Fontes da Igreja de Santa Maria Madalena, Falperra

Outras fotografias
Ano da Construção: 1753
Freguesia: Nogueira
Coordenadas:  41º31.352''N   8º23.302''E
Estado da Água: 4
Estado de Conservação (de 1 a 5): 4
Data da Visita: 19 de Setembro de 2010

No terceiro patamar da escadaria frontal à igreja de Santa Maria Madalena existem duas pequenas fontes gémeas, uma de cada lado desta escadaria. A construção da escadaria e da fachada da igreja, está atribuída a André Soares no séc.XVIII por iniciativa de remodelação da igreja aqui existente, por parte do então Arcebispo, D. Rodrigo Moura Telles.

História
Mandada construir na estrada que vinha de Guimarães para Braga, e num local especialmente perigoso para os viajantes, onde consta que eram comuns assaltos, esta igreja em honra de Santa Maria Madalena, originalmente construção do sec. XVI ou XVII e de autor desconhecido,  teve a sua remodelação a cargo do génio de André Soares no sec.XVIII, e visava dar protecção a quem por ali passava. Construída no estilo rococó, onde várias peças da fachada não possuem simetria, esta igreja é um belíssimo exemplar deste estilo arquitectónico que marca a cidade de Braga, assim como espelha bem o génio criativo de André Soares.


Construção
Construída em granito, uma bela escadaria leva-nos desde a estrada da Falperra até à igreja de Santa Maria Madalena. Escadaria esta, que tem como figura central uma estátua em granito da Santa que dá o nome à Igreja, onde Maria Madalena está representada, segurando uma caveira (símbolo associado frequentemente a Maria Madalena). No segundo patamar desta escadaria, existem duas pequenas fontes gémeas onde a água brota de pequenos tubos metálicos encrostados em conchas, caindo a água em pequenas pias também elas em forma de concha. O motivo da concha aqui usado é um elemento típico do rococó, já que este termo deriva da palavra francesa rocaille, que significa "concha".


Água
A água fornecida por estas duas pequenas fontes não é abundante, sendo no entanto corrente e límpida, embora não existam no local informações disponíveis sobre a sua potabilidade. 


Hoje em dia
O local e as fontes apresentam-se limpos e conservados.


Bibliografia
Wikipédia
http://irmandadesantamariamadalena.blogspot.com/ (consultado em 19-12-2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário