segunda-feira, 28 de março de 2011

Cidade das Fontes: XVI - Fonte de Santo Adrião (São José de São Lázaro)

Ano de Construção: 1636
Fonte de Santo Adrião
(outras fotografias)

Freguesia: São José de São Lázaro
Água: Corrente e de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1 a 5): 4
Coordenadas:   41º32.448’N    8º24.755’O
Data da Visita: 23 de Março de 2011

A Fonte de Santo Adrião, situada junto ao portão da quinta com o mesmo nome, na estrada que liga a Ponte de São João à Falperra, faz parte de um recanto que em tempos já teve o epíteto “dos namorados”. A Fonte está junto ao muro que circunda a Quinta, vindo a sua água da nascente que se situa no interior da Quinta.


segunda-feira, 21 de março de 2011

Cidade das Fontes: XV - Fonte da Rua Frei José Vilaça (Ferreiros)

Fonte da Rua Frei José Vilaça
(outras fotos)
Ano da Construção: Desconhecido
Freguesia: Ferreiros
Água: abundante, corrente e de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1-mín. a 5-máx.): 3
Data da Visita: 21 de Março de 2011

A recolha e investigação que estamos a fazer e que constitui este tema "Braga, Cidade das Fontes" abordado no presente blogue, resulta da nossa valorização por este tipo de património, para o qual estamos muito sensibilizados, conscientes da sua fulcral importância, quer em termos de contribuição para a nossa identidade enquanto Bracarenses, Minhotos e Portugueses, quer em termos de simbolismo, quer ainda reconhecendo-lhe potencial utilitário. Não obstante este interesse pessoal estar longe de ser novo para nós, a verdade é que este projecto que estamos a levar a cabo torna-nos mais atentos, permitindo, de vez em quando, que nos deparemos com surpresas, encontrando fontes em sítios onde nunca reparamos nelas, como é o caso da fonte de hoje: a solitária mas muito viva Fonte da Rua Frei José Vilaça, em Ferreiros (sítio da Junta de Freguesia).

quarta-feira, 16 de março de 2011

Símbolo do SC Braga


Numa entrevista ao jornal O Jogo, no passado sábado, o Presidente do SC Braga, António Salvador, referiu-se ao símbolo do SC Braga, como "o emblema da Senhora do Leite." A  ideia de que a figura feminina presente no símbolo do SC Braga é a Senhora do Leite, é uma ideia bastante comum, frequentemente repetida, mas errada.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cidade das Fontes: XIV - Fonte da Rua de Entre Bouças (Tenões)

Fonte da Rua de Entre Bouças (Tenões)
(outras fotos)
Ano da Construção: Desconhecido (Década de 70 do século XIX?)
Freguesia: Tenões
Água: abundante, corrente e de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1-mín. a 5-máx.): 4
Data da Visita: 13 de Março de 2011

Ao conjunto montanhoso que, desde o Cávado, a Norte do concelho de Braga, vai aumentando de altitude, por Santa Lucrécia de Algeriz, iniciando a Serra do Carvalho, e que, em Este São Mamede, na nascente do Rio Este, se encontra com a Serra dos Picos, segue, a Oeste e Sul, o Monte do Sameiro, cuja encosta Oeste, na área compreendida nos limites de Tenões, Nogueiró (sítio da Junta de Freguesia) e Lamaçães (sítio da Junta de Freguesia), é conhecido como a encosta do Bom Jesus. Ora, este início do Anfiteatro Bracarense (definição a ser estudada e publicada futuramente neste blogue), que é, na verdade, o início da Serra da Cabreira e do sistema montanhoso Peneda-Gerês, é especialmente rico em termos hidrográficos e susceptível de suportar uma impressionante biodiversidade (não tanto hoje em dia, dominado pelas pragas australianas eucalipto e acácia, mas com um potencial imenso), ao ponto de, potencialmente, nada ficar a dever à geresiana Mata da Albergaria.
Como tal, este sistema montanhoso e, em particular, a encosta do Monte do Sameiro e da Serra da Falperra, logicamente contribuem decisivamente para a abundância de água que caracteriza também a parte significativa do concelho Bracarense que se lhe segue em vale, e entende-se bem o nome da freguesia de Lamaçães, situada, em grande parte, no vale  no sopé da "encosta do Bom Jesus".
Obviamente que tal "explosão hidrológica" se reflecte na existência de inúmeros regos naturais, regatos, minas e fontes nessa encosta, onde se encontra a freguesia de Tenões, na qual se localiza uma discreta e singela mas bem-amada fonte, a Fonte da Rua de Entre Bouças.
A Fonte da Rua de Entre Bouças, apesar de recatada, oferece-nos algum mistério, que esperamos ir conseguindo desvendar.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Cidade das Fontes XIII: Fonte dos Prazeres (Tenões)

Outras fotos
Ano de Construção: Desconhecido foi requalificada em 2007
Freguesia: Tenões
Água: Abundante, corrente e de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1-mín. a 5-máx.): 4
Data da Visita: 7 de Março de 2011

A Fonte dos Prazeres, situa-se no sopé da encosta norte do Bom Jesus, foi arranjada 2007 mas a sua existência é muito anterior a essa data. O seu nome está relacionado com uma pequenina capela nas suas imediações, erguida em devoção à Senhora dos Prazeres. Depois do arranjo, e até há cerca de dois anos, esta fonte encontrava-se seca, sendo que desde então a fonte passou a fornecer água em quantidade abundante, tanto de verão como de inverno. Da água jorrada por esta fonte, pena é que não seja possível ter o prazer de a beber em segurança, já que mais uma vez, não há no local qualquer informação sobre a sua potabilidade.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Asteriscos no Quotidiano: III - Bom Jesus colorido de esperança

Quem olhar para o Bom Jesus na altura em que o sol se põe, pode reparar que o bonito santuário está por uns minutos "pintado" de verde. Isto acontece porque, quando são ligadas as luzes de iluminação nocturna do Bom Jesus, estas, durante o seu aquecimento, emitem luz verde, colorindo assim a fachada do Bom Jesus na cor da esperança. Esperança essa, que pode ser a de que um dia o Bom Jesus seja Património da Humanidade.