Fonte da Bela Vista (outras fotografias) |
Ano de Construção: 1932
Freguesia: Gualtar
Estado da Água: Água corrente de potabilidade desconhecida
Estado de Conservação (de 1 a 5): 4
Coordenadas: 41º34.242’N 8º22.626’O
Data da Visita: 3 de Abril de 2011
Situada num pequeno recanto à margem da EN 103, a Fonte da Bela Vista é irmã da Fonte de Barros, de que falamos há algumas semanas atrás. Tal como a Fonte de Barros, a Fonte da Bela Vista foi construída em 1932 pela Junta Paroquial de Gualtar, sendo que a sua localização junto a uma importante via de acesso à cidade, demonstra a importância que ainda em pleno século XX tinha o abastecimento de água nas vias de comunicação.
História
Não encontramos significativa informação histórica sobre esta fonte, além do seu ano de construção e do seu construtor. Como já foi referido, e tal como a Fonte de Barros, esta fonte foi construída em 1932 pela Junta de Paroquial de Gualtar, pelo que consta nas inscrições nela gravadas.
Construção
A construção desta fonte é muito semelhante à Fonte de Barros, sendo constituída por dois bloco graníticos dispostas na vertical fluindo a água a partir de uma torneira. Em relação à Fonte de Barros, a Fonte da Bela Vista não tem o arranjo revestido a granito que enquadra a Fonte de Barros, assim como também o tanque onde cai a água ao invés de retangular ao nível do chão, é uma pequena concha alguns centímetros abaixo da torneira. Como referido, e tal como na Fonte de Barros, encontra-se gravado na pedra a data da sua construção, 1932, assim como o autor da obra, a Junta de Paroquial de Gualtar. Existe também uma placa afixada na fonte, pela Junta de Freguesia de Gualtar, indicativa do nome da fonte.
Água
A água, da qual desconhecemos a origem e que é corrente e abundante, não apresenta cheiro, e é límpida. Não há no local qualquer informação sobre a sua potabilidade.
Nos dias de hoje
A fonte encontra-se relativamente limpa e conservada, com exceção para a torneira que se encontra danificada.
É de assinalar a boa iniciativa da Junta de Freguesia de Gualtar, que colocou na fonte uma placa com o seu nome, pena é que a dita placa tenha umas dimensões e aspeto gráfico desajustados ao local em que foi colocada.
Sem comentários:
Enviar um comentário