segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cidade das Fontes: XIX - Fonte da Senra de Baixo

Ano de Construção: 1858
Freguesia: Fraião
Estado da Água: Água corrente não potável
Estado de Conservação (de 1 a 5): 5
Data da Visita: 10 de Abril de 2011

Junto ao parque de estacionamento do Media Markt, e no espaço que o separa da rotunda, está um recanto ajardinado, onde existe o pequeno lago e uma imponente fonte acompanhada de um grande tanque. Certamente que esta fonte já saltou à vista de grande parte dos Bracarenses, pelo menos daqueles mais atentos e com melhor visão, que conseguem descortinar algo entre a floresta de placares publicitários que devido a um qualquer adubo propício ao seu crescimento, ali nasceu ao longo do último ano.
Desta imponente fonte, construída em 1858, infelizmente pouca informação conseguimos recolher. Conhecida como “Fonte da Senra de Baixo”, por a esta importante quinta ter pertencido em tempos, esta fonte merece sem dúvida uma visita atenta.
   
História
Com o crescimento urbano, algumas fontes, que durante séculos, estiveram escondidas dentro de domínios privados, ficaram à disposição da fruição pública por parte dos Bracarenses. Exemplos disso, são a Fonte do Mundo, ou a Fonte das Parretas. A fonte e de que hoje falamos, pensamos tratar-se disso mesmo, uma fonte mandada edificar por particulares, mas que aquando da construção da Media Markt se tornou um espaço público, que todos podemos contemplar.
Construída em 1858, esta fonte fazia parte de uma importante quinta da freguesia de Fraião, a Quinta da Senra de Baixo, Com o esquecimento a que a agricultura foi sendo votada ao longo dos anos, e com a pressão urbana originada pelo crescimento da cidade desde os anos oitenta, nos dias de hoje, da Senra de Baixo resta apenas a casa e um pequeno terreno nas suas imediações.
    
Construção
Para se aceder ao recinto da fonte, a partir do parque de estacionamento, é necessário descer algumas escadas, aí o visitante depara-se com um imponente tanque que recebe água de uma bela fonte. A fonte propriamente dita, é construída num estilo que tem influências do neoclássico, como é próprio da época da sua construção. Conjugando o granito e a cor branca, no seu centro uma carranca esculpida em granito brota a água. Acima da carranca, foi esculpido na pedra o ano da construção da fonte, toda a parte superior da fonte, é debruado por um friso trabalhado em granito, sendo todo o conjunto encimado por três taças também elas em granito, dispostas uma de cada um dos lados e outra ao centro.
A água que jorrada pela fonte, cai num tanque granítico, de cerca de 6x5 metros de dimensão. Todo o conjunto é delimitado por um muro de pouco mais de um metro de altura, mais abaixo, já junto da rotunda, existe um lago, que pensamos nós utiliza água desta fonte.

Água
A água, da qual desconhecemos a origem e que é corrente e abundante, não apresenta cheiro, é límpida, mas no local existe uma placa em que a Media Markt informa da não potabilidade da mesma.

Nos dias de hoje
Apesar da água não ser potável, todo o conjunto em si se encontra cuidado e é de muito agradável visita. Está de parabéns a Media Markt por ter protegido este património, colocando-o à disposição da cidade, num bom exemplo de responsabilidade social de uma empresa, e que infelizmente é mais a excepção do que a regra.
Pena é que não tenha havido o mesmo cuidado na preservação de toda aquela zona em torno da rotunda e nas avenidas limítrofes, por exemplo, como já foi referido o conjunto de placares publicitários lá colocados, é um total exagero em número e uma falta de respeito pelos cidadãos, que com tanta publicidade em plena rua, parecem estar num qualquer hipermercado ao invés de poderem fruir de um espaço público agradável. Espero que dada a falta de espaço para colocar mais placares publicitários no local, não haja quem se lembre de instalar altifalantes no centro da rotunda para tocarem a música do Pingo Doce.

Sem comentários:

Enviar um comentário