segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cidade das Fontes: XX - Fonte da Cruz

Ano de Construção: Século XVII? XVIII? XIX?
Fonte da Cruz
(outras fotografias)
Freguesia: Este - São Pedro
Estado da Água: Água corrente não potável
Estado de Conservação (de 1 a 5): 3
Data da Visita: 6 de Abril de 2011

Pouco sabemos sobre esta pequena fonte, que na EN103, já depois desta abandonar Gualtar e entrar na freguesia de Este - São Pedro, se encontra trezentos ou quatrocentos metros adiante da Fonte da Bela Vista. Nem mesmo o seu nome conseguimos saber, tendo-a baptizado como Fonte da Cruz, devido à singela cruz nela trabalhada. Será que os nossos leitores nos podem ajudar? 

História
Não encontramos significativa informação histórica sobre esta fonte, a pirâmide que a encima é característica da arquitetura dos século XVIII e XIX, no entanto e até porque a pedra desta pirâmide parece ser mais nova que a da restante fonte, não podemos tirar qualquer conclusão.
É de assinalar a cruz trabalhada na pedra, presente na fonte, que não é, nas fontes que temos visto, um motivo comum.

Construção
Fazendo parte de um muro que faz a divisão entre terrenos particulares e a EN 103, esta fonte é constituída por um bloco granítico trabalhado, encimado por uma pirâmide granítica, brotando a água, desde um tubo metálico, até um tanque granítico de dimensões de cerca de 2mx1m. No bloco granítico está trabalhado um pequeno adorno à saída da água, assim como uma cruz. Quanto à pirâmide que encima a fonte, a pedra em que é trabalhada parece mais recente que a do resto da fonte.
As escorrências da água, são em parte feitas em parte para um pequeno rego no passeio, sendo que há também um tubo metálico que parte desde o tanque enterrando-se no passeio, por onde também será escoada água do tanque.

Água
A água, da qual desconhecemos a origem e que é corrente e abundante, não apresenta cheiro, é límpida, mas no local existem duas placas a informar da sua não potabilidade. Uma das placas existentes, já de difícil leitura, tem a data de 1993, e é uma das várias placas deste tipo que se podem encontrar pelo concelho, e que foram mandadas colocar pela Câmara Municipal nesse ano.

Hoje em dia
A construção da fonte encontra-se relativamente bem conservada, embora fossem dispensáveis as ervas que nela cresceram, carecendo a fonte de limpeza. Apesar da não potabilidade da água, é de louvar a existência de tal informação, é de louvar também que esta fonte continue a fazer aquilo para que foi feita, brotar água.


Bibliografia
  • Nada a assinalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário