segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cidade das Fontes: XXI – Antiga Fonte de Dadim


Antiga Fonte de Dadim (outras fotografias)
Ano de Construção: ???
Freguesia: Nogueiró
Água: N/A (seca)
Estado de Conservação (de 1 a 5): 1
Coordenadas:   41º32.814'N    8º22.855'O
Data da Visita: 10 de Abril de 2011

 
É por demais evidente a extrema abundância de água que ocorre no Monte Sameiro e áreas limítrofes, sendo, aliás, um factor que potencia essa área como o coração de um hipotético parque natural a reconhecer, criar e desenvolver no concelho de Braga e concelhos vizinhos. As encostas verdejantes desses montes, embora hoje pejadas quase por completo de espécies invasoras, mascarando-as com uma triste e assassina paisagem australiana, são a marca disso mesmo. Como tal, são inúmeras as ribeiras, os charcos, as minas e os fontanários que povoam as freguesias em que se localiza tão graciosa área.
Em plena encosta, numa das mais altaneiras zonas a que a urbanização chegou, mas ainda perto da cada vez menor mancha verde, encontra-se o lugar de Dadim (antiga freguesia de São Romão de Dadim, "absorvida" por São Salvador de Nogueiró, em 1665, a pedido dos habitantes de ambas as freguesias, conforme esta ligação), lugar situado na Freguesia de Nogueiró. Muita gente conhece este lugar por ais e situar a Piscina e o Pavilhão Desportivo de Nogueiró. Mas, a 200 metros dos referidos equipamentos, em frente à paragem dos autocarros, num pequeno largo (que oferece a possibilidade de se virar para uma zona com um antigo estradão ligando a uma quinta particular), surge a antiga Fonte de Dadim... Hoje tristemente transformada num mero banco!

 
 
História
O ano de construção desta fonte é, para nós, uma incógnita, pois não encontrámos qualquer referência à mesma e, na fonte, nada tem escrito, muito menos agora, que de fonte já quase nada tem, sendo um simples banco, talvez de apoio à paragem de autocarro situada em frente.

 
Construção
A fonte, colada ao muro que separa o caminho e o terreno da casa vizinha, consiste num simples murete em pedras de granito no qual encosta uma base, para a água cair e para se colocar um recipiente. Recentemente, sobre a referida base foi colocado um tampo de cimento e, ao murete, foram acopladas, horizontalmente, duas barras de madeira, o que, juntamente com a tampa colocada na bica, concluiu a transformação da fonte em banco.

 
Água
A água que brotava da bica da Fonte de Dadim deveria, talvez, provir do terreno da casa vizinha, pelo que não sabemos se o corte da água terá sido uma decisão particular ou não. A julgar pela abundância de água das redondezas, mesmo no pico do Verão esta fonte deveria servir quem calcorreava os outrora pitorescos caminhos rurais de Nogueiró.

 
Hoje em dia
Caso as entidades públicas tenham sido alheias ao corte de água, seria fulcral analisar a legitimidade do corte e, além disso, poder-se-ia ter posto a hipótese de munir a fonte de água de abastecimento público, com uma torneira. Esta fonte situa-se nas imediações do "Trilho dos Dois Montes" e poderia, do referido modo, ser um ponto importante (e dos poucos) para se beber água ao longo do percurso. Há que valorizar não só o património com interesse arquitectónico e histórico, mas também os elementos representativos duma forma de viver que contempla uma das mais básicas necessidades humanas: beber água.

Bibliografia

2 comentários:

  1. Com a abertura que a internet permitiu, toda a gente tem ideias e se arroga a opinar. No entanto, por vezes, essa opinião é imprecisa porque pouco elaborada e investigada. Cada um diz o que quer e o que lhe vem à cabeça sem o minimo conhecimento. Fala pelo que lhe parece. É o caso deste trabalho. A ideia é boa: Dar a conhecer as fontes de Braga que são muitas e lindas. Agora investigar a sua história é que é mais complicado. Pois bem relativamente a esta pretensa foi de Dadim aqui fica a informação que é devida. A foto representa um dos fontenários que a população construiu na decada de 70 para abastecer diversos lugares da freguesia. Ao todo construíram-se 7. sendo um grande melhoramento para a época a população ques mais e não descansou enquanto não teve água em suas casas. Com a conclusão da rede de abastecimento de água ao domicilio que ocorreu no ano de 1987, os fontenários ficaram obsoletos e sem utilidade, pelo que os responsáveis resolveram desactivá-los aproveitando a água para reforço da rede domiciliária, até porque a água não era tratada. Os fontenários sem qualquer valia artística nunca foram retirados, mas ficaram inutilizados. No entanto as verdadeiras fontes públicas e com história mantem-se em diversos locais da freguesia de Nogueiró e nomeadamente no lugar de Dadim a 20 metros deste lugar onde se encontra a "Fontinha" que essa sim dá apoio ao trilho dos 2 montes.

    ResponderEliminar
  2. As observações do nosso leitor JMTinoco, merecem da nossa parte os seguintes comentários:
    • Quanto à “abertura que a internet permitiu” e suas consequências, verificamos que se aplica a todos;

    • Como se pode ler na introdução/abertura do tema “Braga Cidade das Fontes” no nosso blogue, temos o intuito de “difundir informação que recolhemos sobre as mesmas (fontes)” em consonância com “Os nossos Princípios” que também poderá consultar. A nossa recolha de informação é um processo contínuo, e para o qual, apelamos, não poucas vezes, à participação dos nossos leitores, assumindo que muitas vezes a informação que temos é escassa. Dessa forma, simultaneamente damos a conhecer o conjunto patrimonial que são as Fontes de Braga e lançamos a discussão e a partilha de informação em torno do mesmo;

    • Concordamos que, “por vezes, essa opinião é imprecisa porque pouco elaborada e investigada. Cada um diz o que quer e o que lhe vem à cabeça sem o mínimo conhecimento. Fala pelo que lhe parece”. Pelo exposto nos pontos anteriores, rejeitamos que esta seja a nossa forma de atuar, ao contrário do que nos pareceram as 4 primeiras linhas do seu comentário, que põe em causa, não só o referido na fonte em questão, mas a globalidade deste trabalho. Essa sua apreciação é manifestamente imprecisa pouco elaborada e fala pelo que lhe parece;

    • Não obstante o cuidado que sempre temos na elaboração de cada post, relemos a publicação acerca da “antiga fonte de Dadim” e não encontramos qualquer informação em contradição com o que foi por si referido. Obviamente que a informação lá presente é reduzida, porque na pesquisa não encontramos informação significativa sobre a questão, pelo que lançamos hipóteses, assumidas como tais. O que nos leva à análise da parte informativa do seu comentário, que vem enriquecer sobremaneira a informação sobre esta fonte que agradecemos e, logicamente, partilharemos;

    • Mais acrescentamos que, de futuro, e a bem deste nosso projeto e dos respetivos leitores, possamos contar com a participação de todos que possam contribuir com o seu conhecimento, pelo que contamos também consigo.


    José Gusman Barbosa
    Nuno Filipe Alpoim

    ResponderEliminar