sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cometa Halley na Capela dos Coimbras?


O blogue “Alfarrabios de Braga”, divulga hoje uma interessante fotografia, onde se parece observar a Casa dos Coimbras, antes de ter sido demolida e construída do outro lado da rua, com a preservação das janelas manuelinas. Esta fotografia, motivou-me tentar lançar a discussão sobre algo que me gera curiosidade há muito tempo, o catavento da capela dos Coimbras.
Como certamente muitos já repararam, este catavento diferencia-se dos restantes existentes nos topos das igrejas de Braga, tanto pelas suas dimensões, como pela sua forma. Nele parece estar representado, um sol com uma cauda. A hipótese que me surgiu, tendo em vista identificar a origem de tal representação, foi ela estar relacionada com algum cometa, cometa esse que seria visível nos céus do hemisfério norte a quando da sua construção.
O cometa mais frequente nos céus do hemisfério norte é o cometa Halley, com passagens periódicas pelos nossos céus de 76 em 76 anos, tendo passado pela última vez em 1985. Existem na História diversos relatos da sua observação, sendo a mais antiga de 200 a.C., tendo sido observado também em 1531.
A Capela dos Coimbras (também designada Capela da Nossa Senhora da Conceição ou Capela do Senhor Morto), foi edificada no século XVI, entre 1525 e 1528. Partindo do principio que aquele catavento fazia parte da construção da capela no século XVI, pressuposto admissível, uma vez que existem imagens de cataventos na arquitetura religiosa portuguesa anteriores a 1525, é possível que nele esteja representado o cometa Halley, tendo sido o catavento colocado pelo menos três anos depois da conclusão da capela.
O que acabei de descrever, baseia-se apenas numa aparente concordância de datas, partindo do pressuposto que o catavento já fazia parte da referida capela no século XVI, algo que não tenho meios de comprovar. Estou portanto aberto e agradecido, a críticas e correções a esta hipótese aqui levantada.

Bibliografia:
CATAVENTOS, UM PATRIMÓNIO ESQUECIDO - JOSÉ MANUEL PRISTA

2 comentários:

  1. Gostei da sua hipótese. Como acontece com estas coisas da simbologia, nunca teremos a certeza do seu real significado, pois quem as desenhou e/ou concebeu já não se encontram por cá, e a maior parte das vezes não deixam um registo escrito.

    Embora a sua hipótese seja bastante provável, que tal esta:

    Se olharmos de baixo para cima teremos o globo terrestre, o mundo. Logo acima está o Sol, a representar talvez o "Sol Invictus"; talvez a primeira adaptação do Deus Cristão concebido por Constantino, a partir do antigo Deus pagão das Legiões Romanas. Por cima, temos finalmente a Cruz, onde Jesus foi crucificado, imagem que representa a Cristandade. Rodeando a Cruz temos 11 estrelas, existindo no entanto 12 espaços. Será a representação dos 11 Apóstolos, faltando apenas a estrela que representa a Judas?

    Com isto teríamos uma representação da "hierarquia" Cristã. O Sol sobre o mundo, mas acima do Sol está Jesus, Deus.

    A "cauda" do Sol é apenas um acrescento necessário para que o cata-vento cumpra a sua função de ser direccionado conforme a direcção do vento.

    E pronto, deixo aqui a minha contribuição. Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais deixe-me agradecer-lhe a sua contribuição.

      Penso que a sua contribuição se aproximará da realidade (embora como diz dificilmente saibamos ao certo), gostei bastante da sua ideia das estrelas e dos apóstolos. Já as tinha contado, mas não me lembrei de pensar em Cristo como a cruz, e excluindo Judas, penso que fará mesmo todo o sentido.

      Já no que diz respeito a associar que a mim me parece um cometa, com o "Sol Invictus" do Constantino, a que foi acrescentada uma cauda para servir como catavento, penso que a minha hipotese será menos rebuscada e pelo menos para mim mais fácil de aceitar, e por outro lado, podia nao ser um catavento e ser só um para-raios. De qualquer forma, não tenho certezas.

      À parte disto, toda a sua descrição me parece fazer sentido, assim sendo, por cima da terra está a esfera celeste representada pelo cometa Halley, por cima do qual está Cristo e os apóstolos.

      Mais uma vez, obrigado pela contribuição!

      Eliminar