quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A música meus senhores, a música...



As iluminações de Natal este ano em Braga vão no sentido dos últimos anos, nada de especial de noite, feias de dia. Até este ano, valia-nos o teto de luzes da Rua de Souto, algo que desapareceu. Agrada-me bem mais o estilo de iluminações do S.João

Gostos à parte, este ano falta a indispensável música de Natal nas ruas. Alguém se esqueceu não foi? Penso que é uma falha incrível.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O realizador Artur Costa de Macedo e o filme "Braga", de 1921

Dando os devidos créditos ao blogue Alfarrábios de Braga, de onde retiramos a ligação para o que se seguirá, e ao Sr. JMTinoco, que facultou a referida ligação ao referido blogue, o Sino da Sé partilha também um endereço ABSOLUTAMENTE INESTIMÁVEL.

Se se clicar AQUI ou na imagem que segue abaixo (é favor carregar com o botão direito do rato e abrir em novo separador), é-se remetido para o sítio da Cinemateca Portuguesa e é facultada a visualização dum um filme de 14min43seg, intitulado "Braga", do ano de 1921, realizado por Artur Costa de Macedo.

O mesmo realizador terá também dado origem a um filme intitulado "O São João em Braga", no mesmo ano de 1921. Porém, não encontramos qualquer ligação para o visualizar.

Igualmente terá realizado o filme "Guimarães", de 1933, tal como muitos outros que, pelo título, aparentam ter também um caráter documental acerca de diversas terras e eventos de Portugal, nas décadas de 20 e de 30 do século XX.

Se se clicar AQUI, tem-se acesso a mais sete filmes do referido realizador.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cometa Halley na Capela dos Coimbras?


O blogue “Alfarrabios de Braga”, divulga hoje uma interessante fotografia, onde se parece observar a Casa dos Coimbras, antes de ter sido demolida e construída do outro lado da rua, com a preservação das janelas manuelinas. Esta fotografia, motivou-me tentar lançar a discussão sobre algo que me gera curiosidade há muito tempo, o catavento da capela dos Coimbras.
Como certamente muitos já repararam, este catavento diferencia-se dos restantes existentes nos topos das igrejas de Braga, tanto pelas suas dimensões, como pela sua forma. Nele parece estar representado, um sol com uma cauda. A hipótese que me surgiu, tendo em vista identificar a origem de tal representação, foi ela estar relacionada com algum cometa, cometa esse que seria visível nos céus do hemisfério norte a quando da sua construção.
O cometa mais frequente nos céus do hemisfério norte é o cometa Halley, com passagens periódicas pelos nossos céus de 76 em 76 anos, tendo passado pela última vez em 1985. Existem na História diversos relatos da sua observação, sendo a mais antiga de 200 a.C., tendo sido observado também em 1531.
A Capela dos Coimbras (também designada Capela da Nossa Senhora da Conceição ou Capela do Senhor Morto), foi edificada no século XVI, entre 1525 e 1528. Partindo do principio que aquele catavento fazia parte da construção da capela no século XVI, pressuposto admissível, uma vez que existem imagens de cataventos na arquitetura religiosa portuguesa anteriores a 1525, é possível que nele esteja representado o cometa Halley, tendo sido o catavento colocado pelo menos três anos depois da conclusão da capela.
O que acabei de descrever, baseia-se apenas numa aparente concordância de datas, partindo do pressuposto que o catavento já fazia parte da referida capela no século XVI, algo que não tenho meios de comprovar. Estou portanto aberto e agradecido, a críticas e correções a esta hipótese aqui levantada.

Bibliografia:
CATAVENTOS, UM PATRIMÓNIO ESQUECIDO - JOSÉ MANUEL PRISTA

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Opinião: "O Feriado do 1º de Dezembro", por Nuno Filipe Alpoim

Ponto prévio: inicio hoje a partilha de opiniões pessoais minhas, aqui no blogue que, juntamente com o José Gusman Barbosa, vou construindo. Esta primeira intervenção é composta por uma intensa crítica, bem como por um apelo à valorização do patriotismo.



O feriado do 1º de Dezembro
por Nuno Filipe Alpoim

Obelisco comemorativo da restauração da independência, em Lisboa.
Fonte: Wikipedia.








Hoje é feriado. Há 371 anos, Portugal, após uns humilhantes 60 anos, libertou-se de Castela. Olivença também se libertou. Agora, segundo consta, pretende-se acabar com este feriado, em vez de, pelo contrário, se aplicarem no sentido de enaltecer este dia!

Mais: justifica-se o processo quase responsabilizando a... Igreja! Vai-se lendo que "a Igreja está disposta a abdicar de dois feriados, se o Governo abdicar de dois também". TODOS os feriados são nacionais. Não são propriedade nem da Igreja nem do Governo, apenas do País e do Povo Português. Tanto o Governo como a Igreja ficam muito mal neste retrato!

Não alinho em ideias bacocas segundo as quais "hoje já não tem significado", "ninguém já quer saber disso", "mais valia sermos espanhóis" ou comentários abjetos como estes.

Alternativas? Acabassem antes com o 1 de Janeiro, com a Páscoa, com o Natal ou, como Lisboa e Porto tiveram tolerância para receber o papa, acabassem com os feriados municipais desses concelhos. Obviamente que o que escrevi na anterior frase foi por provocação e não concordaria, jamais, com tais medidas.

Alternativas mesmo?
Em primeiro lugar, discordo terminantemente da eliminação de feriados. Mas, caso cedesse, julgo que mais valia que se obrigasse a trabalhar dois sábados (e que arcassem com a responsalidade política dessa opção que, tal como a eliminação de feriados, poderá ser apenas a abertura da "caixa de Pandora").

Na pior das hipóteses, lançassem esta medida de forma temporária, "até a economia começar a crescer consolidadamente" e escolhendo outros feriados (até porque, como muito bem observou o José Gusman Barbosa, no próximo ano o 1º de Dezembro será a um Sábado e, no ano seguinte, a um Domingo).
Mas nunca, nunca, se poderá admitir tamanho desprestígio duma data fundamental da história portuguesa, brasileira, holandesa, angolana (por acontecimentos históricos ocorridos em consequência do 1º de Dezembro de 1640), entre outras.

Tenham vergonha: atual governo e os mudos partidos da oposição!
Assumam as responsabilidades: comunicação social calada e povo adormecido e que aceita passivamente a manipulação a que é sujeito.
Acordemos. Sejamos patriotas. Nunca xenófobos, mas sempre PATRIOTAS!

Numa altura em que convocam o povo para enormes sacrifícios, em nome do país, dá-se "tiros nos pés" não respeitando fatores de união e motivação por via da consciencialização da ideia pela qual estamos na mesma "equipa", por indesmentíveis fatores históricos!

O que referi para o 1º de Dezembro, vale, em grande parte, para o 25 de Abril, para o 5 de Outubro e, claro, para o 10 de Junho! E para o 24 de Junho em Braga e todos os feriados municipais. Inalienáveis.

VIVA PORTUGAL! Portugal que não se superioriza aos outros nem tem intenções imperialistas, mas um Portugal que se deve orgulhar de quase 900 anos de história e que deve alimentar os rituais que o celebram, além de dever primar pela manutenção da sua soberania, numa Europa plural e unida, mas que busca as vantagens da diversidade!
VIVA O 1º DE DEZEMBRO!  



BIBLIOGRAFIA