quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Choveu muito ontem?



Enquanto no dia de ontem (dia 26 de outubro),tentava fugir ao trânsito, dei por mim a pensar que nunca tinha visto tanta chuva junta num só dia na cidade de Braga. Movido pela curiosidade, fui hoje procurar dados históricos sobre a precipitação em Braga, e já tinha chovido bem mais, ainda que chuva assim seja coisa rara.  Vejamos:


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cidade das Fontes: XXI - Antiga Fonte de Dadim - ACTUALIZAÇÃO (1ª)

Do nosso leitor JMTinoco, recebemos a informação que aqui transcrevemos, informação essa que conta a História desta Fonte, assim como a enquadra no contexto de outras fontes da freguesia de Nogueiró.
"A foto representa um dos fontenários que a população construiu na decada de 70 para abastecer diversos lugares da freguesia. Ao todo construíram-se 7. sendo um grande melhoramento para a época a população ques mais e não descansou enquanto não teve água em suas casas. Com a conclusão da rede de abastecimento de água ao domicilio que ocorreu no ano de 1987, os fontenários ficaram obsoletos e sem utilidade, pelo que os responsáveis resolveram desactivá-los aproveitando a água para reforço da rede domiciliária, até porque a água não era tratada. Os fontenários sem qualquer valia artística nunca foram retirados, mas ficaram inutilizados. No entanto as verdadeiras fontes públicas e com história mantem-se em diversos locais da freguesia de Nogueiró e nomeadamente no lugar de Dadim a 20 metros deste lugar onde se encontra a "Fontinha" que essa sim dá apoio ao trilho dos 2 montes."

Ao referido leitor agradecemos a pertinente informação.