segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Cidade das Fontes: III - Fonte do Pelicano

Fonte do Pelicano (mais fotografias)
Ano da Construção: 1745
Freguesia:
Coordenadas:  41º33.070''N   8º25.669''E
Estado da Água: 5
Estado de Conservação (de 1 a 5): 4
Data da Visita: 17 de Outubro de 2010

A monumental fonte que, desde 1967, se encontra no centro da Praça do Município, nunca serviu como fonte de abastecimento público, já que foi construída para os jardins da nova ala do Paço Episcopal, mandada construir em 1745, por D. José de Bragança. O seu nome advém da ave que é a peça central deste chafariz. A sua beleza e monumentalidade enquadram-se na perfeição nesta bonita praça bracarense.  

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Algumas tradições natalícias numa mesa minhota

Quem vem ao Minho, não deixa de reparar e apreciar a sua rica gastronomia que é, indubitavelmente, um dos seus grandes pilares de identidade. E a riqueza da gastronomia minhota dá à principal refeição do ano um encanto especial. Dizia Ramalho Ortigão: "há só um banquete português que desbanca todos os jantares de Paris, mas que os desbanca inteiramente: é a ceia da véspera de Natal nas nossas terras do Minho".


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cidade das Fontes: II - Fontes da Igreja de Santa Maria Madalena, Falperra

Outras fotografias
Ano da Construção: 1753
Freguesia: Nogueira
Coordenadas:  41º31.352''N   8º23.302''E
Estado da Água: 4
Estado de Conservação (de 1 a 5): 4
Data da Visita: 19 de Setembro de 2010

No terceiro patamar da escadaria frontal à igreja de Santa Maria Madalena existem duas pequenas fontes gémeas, uma de cada lado desta escadaria. A construção da escadaria e da fachada da igreja, está atribuída a André Soares no séc.XVIII por iniciativa de remodelação da igreja aqui existente, por parte do então Arcebispo, D. Rodrigo Moura Telles.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Corrida de São Silvestre de Braga 2010

Zona da meta da São Silvestre de Braga 2010
     Decorreu ontem, dia 18 de Dezembro de 2010, mais uma edição da Corrida de São Silvestre em Braga, com a extensão de 10km, agora regressada, através do ímpeto organizador do Regimento de Cavalaria n.º 6 (R.C. n.º 6), a unidade do Exército Português aquartelada em Braga e com a mais meritória história de defesa do país. O R.C. n.º 6 encontrou na organização deste evento uma excelente forma de se aproximar à comunidade envolvente! Exemplo que deveria ser seguido por inúmeras outras organizações, de diversa natureza, e até com muitas mais responsabilidades!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Um quadro de Rafael e outro de Rubens em Tibães?

Rafael
Li há dias um texto no Público sobre o livro "Os Viajantes e o "Livro dos Museus"" da autoria de João Carlos Brigola, historiador, museólogo e actual director do Instituto dos Museus e da Conservação. Segundo o Público, o livro debruça-se sobre "o panorama coleccionista e museológico de Portugal nos séculos XVIII e XIX (que) motivou inúmeras viagens e bastante literatura por parte dos "turistas" europeus que em Setecentos e Oitocentos". 

O livro dá conta de um relato do aristocrata inglês Henry John Herbert, que visitou o Mosteiro de Tibães entre 1827 e 1829, em que este refere a existência neste mosteiro, de dois quadros de Rubens e um de Rafael, pondo no entanto uma ressalva sobre a autoria de um dos quadros de Rubens. Questionado sobre o tema João Brigola admite que essas obras possam ter passado por Tibães, tendo sido perdidas em consequência do encerramento do mosteiro na década de 1830 devido à extinção das ordens religiosas masculinas.  

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cidade das Fontes: I - Fonte das Águas Férreas

Fonte das Águas Férreas (Foto de JGBarbosa)
Ano da Construção: 1773
Freguesia: Fraião
Coordenadas:  41º32.502'N   8º23.951'E
Estado da Água: Água abundante corrente e potável (com análises)
Estado de Conservação (de 1 a 5): 5
Data da Visita: 18 de Julho de 2010

A Fonte das Águas Férreas, é, talvez, nos dias de hoje, a fonte mais usada pela população bracarense para se abastecer de água para consumo. Num hábito que remonta a tempos antigos, onde a população se abastecia de água nas fontes da cidade, a Fonte das Águas tem por vezes longas filas de espera para encher garrafões.

Braga, Cidade das Fontes: abertura do tema

Fotografia de JGBarbosa
Iniciamos agora o primeiro "caderno temático", denominado "Braga, Cidade das Fontes" que se debruçará sobre tal tema, através de publicações semanais, à Segunda-feira, nos termos que abaixo explicamos e justificamos, pelo que convidamos à leitura breve mas atenta do que segue.

Desde sempre a busca e o aproveitamento da água foi, tal como a busca de alimentos, as grandes preocupações dos seres humanos. A escassez ou a dificuldade no acesso à água tornou-se, desde os primórdios da humanidade, um dos principais motivos para conflitos, guerras e migrações. O raciocínio oposto é válido com a mesma intensidade: a facilidade de acesso à água sempre se revelou como uma condição essencial para o desenvolvimento territorial! A vida de seres humanos em comunidade exige, portanto, uma gestão criteriosa e comum deste bem essencial à vida.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Dia de São Geraldo


Fotografia de Paulo Nogueira (http://psombra.blogspot.com)
O dia escolhido para a “inauguração” do “Sino da Sé”, 5 de Dezembro, é Dia de São Geraldo, santo padroeiro da cidade de Braga. 


Quem foi São Geraldo
Geraldo de Moissac, nasceu de uma família nobre da Diocese de Cahors, em França. Foi trazido de Moissac para Toledo pelo bispo Bernardo,  de onde veio para Braga, tendo sido Arcebispo de 26 de Janeiro de 1099 até ao dia, em 5 de Dezembro de 1108, quando morreu, em Bornes (Vila Pouca de Aguiar), onde teria ido consagrar uma igreja. 


São Geraldo, teve um importante papel na reorganização da diocese de Braga depois da reconquista (nos anos que antecederam a fundação de Portugal). Em 1100 viajou para Roma com o objectivo de obter do Papa Pascoal II a restauração da Metrópole Bracarense; em 1103 voltou a Roma para obter a confirmação da jurisdição sobre todas as dioceses da Galiza - Astorga, Mondoñedo (para onde fugiu o Bispado de Dume aquando das invasões bárbaras), Ourense e Tui - e ainda, em Portugal, sobre o Porto, Coimbra, Lamego e Viseu.
Estas duas viagens a Roma, e a definição de Braga como a autoridade metropolitana de um vasto território foram sementes da fundação da nacionalidade, o que ilustra bem o papel de Braga na fundação da mesma, papel esse, tantas vezes esquecido e porventura mal estudado. 


O Sino da Sé

Este blogue, agora inaugurado, surge da convergência da vontade de duas pessoas, José Manuel Gusman Barbosa e Nuno Filipe Alpoim, que têm em comum a paixão por Braga, pelo Minho e por Portugal.

No âmbito deste projecto, move-nos o gosto pela história, gentes e cultura da nossa região e o anseio de intervirmos a fim de contribuirmos para um melhor conhecimento geral do meio onde nos inserimos e para um futuro melhor do mesmo.

Nesse sentido, é nosso propósito que o "Sino da Sé" se demonstre um agente activo na intervenção a esse nível, que se revelará através da publicação de:
- "cadernos" temáticos, com o intuito de divulgarem gentes e os seus hábitos, e o imenso património histórico, cultural e arquitectónico da nossa terra; 
- informação avulsa com o mesmo intuito;
- iniciativas promotoras dos objectivos que guiam este projecto;
- opiniões pessoais, a fim de serem partilhadas e debatidas, acerca de assuntos que consideremos pertinentes no âmbito dos objectivos que enunciámos para este blogue.  
Como tal, este blogue terá, simultaneamente, espaços de divulgação, espaços de opinião e espaços de debate. 

De referir que, relativamente aos espaços de opinião, os mesmos revelarão apenas a opinião do(s) seu(s) autor(es), sendo este(s) e apenas este(s) o(s) responsável(eis) pela mesma. Deste modo, entre os membros do blogue, tanto poderão existir opiniões convergentes como divergentes.

O "Sino da Sé" nunca será um espaço da crítica não fundamentada, da publicação de autor anónimo, da difamação ou de qualquer outro modo de ferir a honra de terceiros de forma abusiva e infundamentada. Haverá lugar à crítica e ao elogio, nos termos que caracterizam cidadãos honestos, bem intencionados e respeitadores, sem deixarem de se revelar aguerridos na promoção dos valores e realidades que defendem.

Independentemente das convicções políticas, ou de outra ordem, dos membros do “Sino da Sé”, o blogue deverá sempre manter um carácter apartidário, no sentido em que se isentará de funcionar como "braço" de qualquer partido ou de qualquer outro tipo de organização. Todavia, naturalmente que, dado o facto do "Sino da Sé" vir a comportar espaços de opinião, os mesmos não deixarão, decerto, de revelar tendências políticas pessoais, até porque este blogue pretende primar pela comunicação honesta, não camuflada.

É, portanto, dever dos membros deste blogue participar no mesmo tendo em conta os princípios enunciados, tal como deverá ser dever também de todos quantos debaterem no âmbito deste projecto, que pretende ser um ponto de partilha, de debate argumentativo, de reconhecimento e tolerância de diferenças de opinião e de união em termos da promoção de valores de honestidade e amizade e da paixão por Braga, pelo Minho, por Portugal e pelas suas gentes, cultura, condições de vida e relacionamento com o território.

Os autores
José Gusman Barbosa
Nuno Filipe Alpoim